Introdução ao Agni Yoga
Definição de Agni Yoga
"O Ensinamento do Agni Yoga é o Ensinamento do Fogo Interno, a Centelha Manifestante."
O que é o Fogo Interno?
A Centelha Divina Manifestante que através da evolução entrou no reino humano. A Centelha Divina está agora atuando para "se humanizar".
O que é a Centelha?
A Mônada Humana, caída na matéria.
O que é a Mônada Humana?
É a Centelha Divina dentro de nós, é o que é Real dentro de nós – às vezes referida como a unidade de consciência. Devemos eventualmente chegar a uma compreensão de que não somos o corpo físico, não somos forma – essas formas eventualmente morrem. A Mônada Humana, ou Centelha Divina, é a Pessoa Real ou Homem Real – e não morre, mas evolui e progride.
Veja, uma vez os seres humanos, de acordo com a Doutrina Secreta, tinham corpos enormes, semelhantes aos dos animais, sem possuir intelecto. Eles eram desprovidos de inteligência. Esses foram os primeiros seres humanos que faziam parte da primeira metade da Terceira Raça-Raiz, há cerca de 18 milhões de anos.
Na Doutrina Secreta, somos informados:
"...Tendo passado por todos os reinos da natureza nas três Rondas anteriores, sua estrutura física... estava pronta para receber o Peregrino divino no primeiro amanhecer da vida humana, ou seja, há 18 milhões de anos. É apenas no ponto médio da 3ª Raça-Raiz que o homem foi dotado de Manas. Uma vez unidos, ... os animais inferiores, da ameba ao homem, receberam suas mônadas, nas quais todas as qualidades superiores são potenciais, todas devem permanecer dormentes até que cada uma alcance sua forma humana, antes de qual estágio o manas (mente) não tem desenvolvimento neles."
E foi próximo a este momento na história da Centelha em evolução – que cada um de nós foi dado uma Alma, a Centelha da Mente. A Alma, por um período de tempo, tanto encarnada quanto desencarnada, guia a Centelha, a alma humana em desdobramento.
A Mônada é nossa essência, nossa alma humana em desdobramento.
Como almas humanas em desdobramento, nós, através de nossa evolução, primeiro nos identificamos com nossa forma física, então a alma evolui e se identifica com seu mundo emocional e depois com o mundo mental. Cada vez acredita "Eu sou o corpo." "Eu sou o corpo emocional." "Eu sou o corpo mental."
Na tradição esotérica, a Mônada é o Pai, a Centelha. A Alma é o Caminho.
Como o Agni Yoga Afeta a Vida de Alguém?
O Ensinamento do Agni Yoga agita o Fogo Interno e desperta suas virtudes, sonhos e visões.
O Ensinamento do Agni Yoga acende o fogo dentro de você, o Eu Divino que está tentando se manifestar.
O que o Fogo Interno faz com a personalidade?
Seu Fogo Interno transmuta, transforma e transfigura a personalidade e pavimenta o caminho para a expressão mais plena da sua Divindade Interior.
Como almas humanas, devemos avançar. Para permitir que nossa Centelha, nossa Mônada, avance, devemos eventualmente nos colocar no Caminho da Perfeição.
A energia Agni acende os fogos internos – o sistema de chakras, através de um fogo triplo chamado fogo elétrico – da substância do Plano Intuicional; fogo Solar, do plano mental superior, e fogo por fricção, que se relaciona à vida da personalidade.
A maioria de nós está no caminho da perfeição. Estar no caminho da perfeição significa que estamos nos esforçando para expandir nossa consciência. Expandir a consciência de alguém significa que está acendendo o Fogo Interno e, assim, criando mais oportunidades para que sua essência, o Eu, se manifeste em expressão.
Aqueles no caminho do Agni Yoga estão se esforçando para se unir a fogos mais altos e maiores dentro de sua consciência. A Doutrina Secreta diz que, da ameba ao homem, [cada um] recebeu suas mônadas, nas quais todas as qualidades superiores são potenciais. É nossa responsabilidade e nossa oportunidade liberar nosso potencial superior.
Se não expandirmos nossa consciência, as qualidades superiores permanecem apenas potenciais.
∴
[1] Torkom Saraydarian, Talks on Agni (Sedona, AZ: Aquarian Educational Group, 1987), 118.
[2] H. P. Blavatsky, The Secret Doctrine, Vol. I (Adyar, Madras, India: The Theosophical Publishing House, 1947 edition), 255.
Traduzido do website https://wmea-world.org/wmea/thoughts-on-agni-yoga/agni-yoga-an-introduction/